Quais as características, vantagens e desvantagens?
Uma das partes mais importantes de uma construção é a estrutura, que normalmente é feita de concreto armado. No entanto, um novo sistema tem ganhado espaço nas inovações e novidades da construção civil no Brasil: o steel frame.
Utilizado há séculos nos Estados Unidos e um dos mais famosos métodos de estrutura do mundo, o steel frame tem suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre esse sistema que promete revolucionar as edificações!
SOBRE O STEEL FRAME
O steel frame ou light steel frame é um sistema construtivo industrializado e altamente racionalizado, formado por estruturas de perfis de aço galvanizado. Seu fechamento é feito por placas, podendo ser cimentícias, de madeira, drywall, etc. Sua estrutura é composta basicamente por: fechamento externo, isolantes termoacústicos e fechamento interno.
O Steel Frame é também chamado de construção seca. Recebe este nome obviamente por não utilizar água no canteiro de obras, com exceção da parte da fundação, e Surgiu como uma evolução do Wood Frame, que tem o mesmo conceito estrutural, porém com utilização de madeira ao invés de aço.
Outra característica é a precisão do sistema, tanto dos cálculos quantitativos (quantidade de material que será utilizado) quanto da execução. A geração de resíduos é praticamente zero, já que a estrutura é fabricada com as dimensões definidas em projeto, dispensando o corte de peças, consequentemente isso gera uma construção mais barata, rápida e limpa.
VANTAGENS DO STEEL FRAME
Obra rápida e limpa;
Construção a seco;
Facilidade de montagem e manuseio;
Redução de prazos (se comparada com alvenaria);
Facilidade de passagem e manutenção de instalações elétricas, hidrossanitárias, cftv, gás, dados, ar condicionado, dentre outras;
Leveza e redução do custo de fundações (se comparado com alvenaria);
Menor número de etapas de construção;
Ganho de área de 4% a 5% (se comparado com uma mesma planta de edificação em alvenaria). Isso porque as paredes internas de uma edificações em Steel Frame tem menor espessura que os tijolos/blocos.
Redução de desperdícios. Devido ao processo ser industrializado, as etapas de obra são atividades de montagem. Diferente de uma construção convencional onde há muitas atividades moldadas “in loco”, como reboco, chapisco, corte de tijolos/blocos para paginar uma parede de vedação.
QUAIS AS DESVANTAGENS?
Pouca mão de obra especializada
O sistema de steel frame precisa ser minuciosamente calculado e planejado. Por não permitir erros e desperdícios que podem pesar no bolso e pelo manuseio diferenciado em comparação às construções de alvenaria, a mão de obra especializada ainda é escassa.
Possibilidade de fragilidade
O steel frame é muito utilizado em países com terremotos por ser uma estrutura resistente, ao contrário do que muitos imaginam. No entanto, é um aço leve e não é indicado para construções com mais de cinco andares, pois pode apresentar fragilidade.
Barreira cultural
A utilização de steel frame tem crescido no Brasil. Entretanto, ainda há uma resistência muito grande em substituir os processos tradicionais da construção civil. Portanto, é preciso vender essa inovação aos clientes.
O steel frame é um sistema já muito utilizado em todas as partes do mundo. Por ser sustentável e mais rápido, é uma inovação importante para os modelos estruturais da construção civil.